Um método tão simples e saudável, mas pouco praticado por todos, a lavagem nasal. Vivemos entre idas e vindas de consultórios médicos, nossos filhos caminham no mesmo passo, crises alérgicas, todo o tido de “Ite” (rinite, sinusite, otite, etc) que você imaginar está presente na vida de várias pessoas desde a infância. 
 
A lavagem nasal, é tão simples de ser feita quanto parece, ela previne o aparecimento dessas alergias, mantem o nariz limpo e livre de sujeiras e impurezas e é até uma forma de tratar a doença quando já está alojada, sem necessitar do uso de medicamentos em alguns casos. A forma mais correta e benéfica de se fazer essa lavagem, é de forma que não seja rápida e muito forte para não empurrar a secreção para os ouvidos, fazer com a cabeça um pouco inclinada e com uma quantidade que dê para limpar bem as narinas (isso depende do caso). 
 
Lavar o nariz diariamente, com o uso do soro fisiológico e o auxilio de um conta gostas ou uma seringa, irá te livrar dessas doenças e te trará inúmeros benefícios. Essa conduta pode ser utilizada tanto nos pequenos, quanto em adultos, só trará benefícios. Quando você lava o nariz com soro fisiológico, umidifica a mucosa nasal, retirando produtos da poluição atmosférica que ficaram ali e mandando embora possíveis invasores, como vírus e bactérias.
 
Defendo a lavagem nasal, pois aqui tivemos experiência com a mesma e só foi alegria quando vimos o resultado. Tudo começou quando tentamos adaptar a Júllia na creche, e ela acabou tendo uma série de doenças, quase dois meses fazendo uso de muitos antibióticos, e sempre que ia em algum pediatra, um diagnóstico diferente. Até que, na última pediatra que fomos, ela diagnosticou á Jú com uma sinusite, e de cara falou que tínhamos a opção da lavagem nasal, e que se todas as pessoas que sofrem dessas Ites soubessem do beneficio que traz essa limpeza, os casos diminuiriam bastante. O resultado disso foi o melhor possível, que em apenas 3 dias fazendo a lavagem a Júllia melhorou, voltou a dormir, estava respirando melhor  nunca mais adoeceu. Graças a Deus foi a primeira e última vez doente. Após esse episódio, quando chega o tempo mais seco, ou aparece alguma virose, passo a fazer a lavagem nasal na Jú diariamente e quando está tudo certo, sempre que lembro volto a fazer a fim de prevenir qualquer coisa.
 
Vendo que as experiências com a lavagem nasal são sempre as mais positivas possíveis, não tem porque não fazer. 
Com a lavagem nasal você irá ter os seguintes benefícios:
 
– Com a lavagem nasal você se sentirá mais confortável em dias de tempo seco, pois irá tirar o ressecamento que o tempo causa as narinas, além do constante contato com ambientes poluídos ou ar-condicionado.

– Diminuição de crises de asma, bronquite, sinusite e outras alergias, pois estará ajudando a umedecer e manter a saúde do nariz, assim filtrando as partículas e agentes causadores dessas alergias. 

– Com o nariz limpo e descongestionado, ele estará em perfeito funcionamento, fazendo com que previna as crises de amidalite e faringite.

– Se você não tem rinite, dificilmente também terá otite, por isso a importância do nariz sempre limpo, assim secreções e sujeiras não entrarão em contato com a tuba auditiva.

– Estará pronto para enfrentar a poluição e deixará o corpo mais protegido contra as partículas que reteve enquanto respirava.

– Consegue mais eficiência do que assoar o nariz!

Então, essa é minha super dica, depois te ter passado pela experiência, e hoje em dia indico para todos, antes mesmo de sair correndo para o médico (se não for algo grave) e voltar de lá carregada de antibióticos, Vale a prevenção e vale mais ainda a saúde.

O que você achou desse artigo? Se gostou compartilhe e ajude outras mamães e papais a se prevenir contras esses problemas tão corriqueiros, e comente aqui sua experiência ou dúvida. Será um prazer bater um papo com você!! 

Sem mais artigos
%d blogueiros gostam disto: