Eu sempre dei muita importância a fazer uma rotina para o bebê, principalmente uma rotina do sono noturno. Mas confesso que ultimamente com as mudanças que estamos fazendo em casa, nossa rotina ficou um pouco bagunçada, com isso os hábitos da Júllia também saíram um pouco dos eixos.
     
Quando a Ju ainda era recém-nascida, eu não me dava muito o trabalho de criar um rotina para ela. Apenas me preocupava com o horário do banho ser sempre igual, pois quando ainda muito novinho, os bebês costumam mamar e dormir logo. Quando ela fez 3 meses me preocupei em fazer uma rotina e tentar segui-la, desde a hora de acordar, até a hora de dormir à noite. A única coisa que não tinha horário certo, eram as mamadas.
Como aqui onde moro é bem calor, desde cedo sempre dei dois banhos na Júllia, e agora com o verão são 3. Porém o da noite é sempre o mais tranquilo e diferenciado, para ela relaxar e dormir.
   
A rotina para criança desde bebê é muito importante, para ela criar hábitos saudáveis e saber diferenciar a hora de cada coisa sem muito drama. Quando se trata de colocar o bebê para dormir, torna-se um pouco cansativo . Por muitas vezes o bebê lutar contra o sono e querer ficar acordado, ou por na maioria das vezes os pais não saberem identificar os sinais que o bebê dá, sinalizando que o sono chegou. Vou contar aqui para vocês como é a rotina da Ju, algumas técnicas que ajudam o bebê a relaxar para dormir e os sinais de que o sono chegou.

A rotina do sono da Júllia

  • 19:30 horas: O pai começa a preparar o banho dela amornando a água e trazendo os itens de higiene para a troca dela, enquanto isso eu e Ju brincamos.
  • 20:00 horas: Banho a Ju no balde com a água morninha, o que faz ela relaxar mais, o balde indicado é o próprio para o ofurô. A temperatura da água tem que estar por volta dos 37ºC. Após o banho, eu seco ela e massageio ela com o óleo Natura mamãe e bebê, a técnica indicada é a Shantala. Após passar o óleo por todo o corpo dela, eu coloco a fralda e visto ela com um bodie confortável.
  • 20:30 horas: Diminuo o volume da TV, apago a luz do quarto, deixando apenas o claro da TV e da sala. Nessa hora começo a amamentá-la até pegar no sono.
  • 21:00 horas: A Júllia dorme.
Como vocês puderam ver, a Ju acaba pegando no sono rápido. Isso acontece porque ela tem essa rotina do sono desde bem cedo. Mas quando ela estava mais novinha e começou a rotina, ela demorava um bom tempo para dormir. Aos poucos ela foi diminuindo o tempo que levava para adormecer, por estar se acostumando com a mesma atividade todos os dias.

Técnicas para o bebê relaxar antes de dormir

Sinais de que o bebê quer dormir

  • Bocejos
  • Olhos vermelhos
  • Esfregando os olhos
  • Fica mais estressado
Quando o bebê começa a dá sinais de que está com sono é sempre bom providenciar logo o que for preciso para fazer ele dormir. Pois quanto mais demora, mais o bebê vai ficando irritado e acaba demorando muito mais para pegar no sono.
Dê importância ao sono da tarde, o bebê deve dormir ao menos duas horas, e assim ele terá uma noite de sono melhor. Siga sempre a mesma rotina, para que o bebê se acostume e comece a seguir bem os horários. No inicio você sentirá um pouco de dificuldades, mas com o decorrer dos dias tudo vai se ajustando.
Se você gostou das nossas dicas, curta o post logo abaixo, e compartilhe nas redes sociais marcando outros cuidadores! 

 

 
Sem mais artigos