A gestação é marcada por grandes mudanças no corpo e no organismo da mulher, para que possa comportar um bebê e essa vida seja gerada de uma forma saudável. Essas mudanças vão desde o inicio da gravidez, até o parto ou pós-parto, e os efeitos que elas causam nas gravidas geram desconfortos e incômodos, inclusive o Refluxo gestacional, que é tão comum.

Tão comum que até eu tive, não de forma tão intensa a ponto de enlouquecer com a azia, mas a ponto de sentir medo ao me deitar por sempre a comida querer voltar, e isso me acompanhou até o final da gestação, mas aos poucos sendo controlada com algumas dicas que segui e conto para vocês aqui nesse post.
 
 

Por que as gestantes tem refluxo gestacional?


Grande parte das gestantes, desenvolvem o refluxo gestacional, devido aos sintomas como azia e queimação, que é onde se apresenta o refluxo.

 
Na medida em que a gestação vai avançando, mais precisamente à partir do segundo trimestre, o útero em seu crescimento começa a comprimir o sistema digestivo, principalmente o estômago, fazendo com que a digestão fique mais lenta, levando a formação de gases e com essa compressão do estomago a comida chega a voltar para o esôfago, e dentre essas mudanças ainda as mudanças hormonais, com isso os sintomas do refluxo gestacional começam a aparecer e levar as gestantes a esses incômodos tão corriqueiros. 
 
O aumento de progesterona no corpo durante a gestação, também motiva o aparecimento de refluxo gestacional. Esse hormônio causa o relaxamento da válvula que separa o estômago do esôfago e, conseqüentemente, os ácidos gástricos sobem para o esôfago dando a sensação desagradável de ardência no peito e na garganta, assim como o gosto ácido na boca.

Como evitar o refluxo? 

 
O processo de prevenção do refluxo gestacional, é baseado em uma vida saudável.
 
  • – Exclua da sua dieta alimentos gordurosos, assim como frituras, chocolate e frutas cítricas;
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  • – Evite qualquer tipo de bebida alcoólica, assim como o chá preto e o refrigerante;
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  • – Procure fracionar as refeições durante o dia. O ideal é que seja realizado em torno de seis refeições diárias;
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  • – Durante a refeição, mastigue bem os alimentos;
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  • – Evite o hábito de beber líquido junto com as refeições;
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  • – Consuma bastante líquido;
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  • – Evite deitar logo após as refeições;
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  • – Caso já esteja manifestando os sintomas, procure dormir em cama com a cabeceira elevada. O ideal é que se eleve a cama colocando, por exemplo, dois tijolos embaixo de cada pé da cama.
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  • – Procure fazer leves caminhadas após as refeições, para acelerar a digestão.
 
Se mesmo com todos os cuidados, os sintomas ainda aparecerem ou persistirem, você pode consultar seu medico para a prescrição de algum medicamento que possa ajudar a aliviar esse problema. 
 
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