Quando a família aumenta e se passa a ter crianças em casa, devemos repensar o local e fazer pequenas mudanças para acomodar os filhos com segurança.
As crianças são curiosas e gostam de estar sempre explorando tudo o que for novo para elas, e muitas vezes ficam expostas ao perigo, porém elas não tem noção disso. 90% dos acidentes domésticos não intencionais, causados em crianças de até 14 anos podem ser evitados quando tomadas algumas medidas preventivas.

Abaixo trago algumas dicas para ajudar os pais a assegurar que os filhos estejam seguros. Confira!
  
No banheiro


Por falta de equilíbrio de crianças muito pequenas, evite quedas e afogamentos não deixando-as sozinhas em hipótese alguma, coloque lacres de privada para dificultar o acesso da criança e tapetes antiderrapantes no fundo da banheira para prevenir quedas.

Na cozinha


Um dos locais mais perigosos da casa, mantenha as crianças longe da cozinha, mas caso elas tenham acesso a esse local, tome alguma medidas importantíssimas para evitar acidentes. Prefira cozinhar nas bocas de trás do fogão, certificando-se que os cabos das panelas estejam virados para dentro. Guarde sacolas para evitar sufocamentos e não deixe facas, tesouras e objetos cortantes com fácil acesso.

Sala e áreas comuns


Previna acidentes graves colocando toalhas de mesa curta para evitar que a criança se apoie e acabe puxando a toalha e acabar caindo objetos perigosos que posam estar em cima da mesa. Escadas e portas devem ter portão e grade de segurança para evitar que a criança fique transitando por esses locais, as janelas também tem que ter proteção, pois no Brasil o índice de morte por quedas em janelas é alto, coloque proteção também em sacadas. Proteja as tomadas evitando futuros choques ou até queimaduras. Deve-se ter cuidado também com cortinas, cordas e móveis posicionados perto de janelas e armários.

Área de serviço


Esse é um dos locais que deve-se ter atenção redobrada. Baldes com água traz risco de afogamento, por isso guarde-os sempre vazios e tampados, produtos de limpeza podem ser confundidos com produtos de consumo ou algum brinquedo, mantenha-os trancados, por isso tenha um armário com chave para esses itens e mantenha sempre o recipiente original dos produtos.

Outros cuidados importantes são com o berço da criança, que deve ser aprovado pelo Inmetro com recomendações básicas, objetos pequenos devem estar sempre guardados. Portanto mamães, cuidado redobrado quando o assunto é crianças, pois elas não tem a noção perigo que as cerca, e vão estar sempre procurando algo novo para brincar, ou ver simplesmente o que faz.
Sem mais artigos