Para as mamães que estão começando a introdução alimentar, ou ainda vão iniciar, trago para vocês o método BLW( Baby Led Weaning ) criado por Gill Rapley, um método que conquistou americanos e europeus, indicado para bebês à partir dos 6 meses, pois ele já tem controle da cabeça, consegue sentar e já observa tudo a sua volta.

Como a aleitamento materno é indicado até os 6 meses e eu também incentivo bastante o aleitamento materno, sendo alimento exclusivo e em livre demanda para o bebê, só após esse período as mamães costumam preparar as famosas papinhas, que são feitas com vários alimentos misturados. Porém, recentemente as famílias brasileiras também tem apostado no método BLW, método simples e prático, que consiste em o bebê se alimentar em uma espécie de “self-service”, com o apoio de um adulto. Os alimentos, inicialmente frutas e legumes, são colocados em pedaços que dê para o bebê segurar, em cima da bandeja do cadeirão em que o bebê vai ficar acomodado, sem prato e colheres, e assim o bebê será estimulado a sentir, cheirar e saborear um alimento por vez, fazendo com que ele possa sentir diversos sabores e seja incentivado a comer sozinho mais cedo e com a família.

Um dos motivos de alguns pais temerem esse método, é o medo de um possível engasgamento, porém o bebê pode se engasgar com qualquer alimento, seja ele leite materno, papinha, suco, alimentos sólidos…por isso a recomendação é nunca deixá-lo comendo sozinho, sempre com a supervisão de um adulto. Com o que o bebê começa a aprender a mastigas os alimentos com a gengiva  e engoli-los, ele aprende como se come mais eficientemente e o risco de engasgos diminui.

Há relatos de mães que aplicaram o método BLW e amaram o resultado, pois com ele o bebê fica mais livre, relaxado e independente,pois assim come os alimentos que gosta mais e na medida certa, ele não vai comer nem mais e nem menos do que ele deve. Com o tempo outros alimentos das frutas e legumes podem ser inseridos no cardápio, até o bebê por volta dos 12 meses, poderá comer quase os mesmos alimentos que a família come durante as refeições.

Uma indicação muito importante é que deve-se evitar oferecer leite artificial após as refeições, pois o cálcio contido nesses leites interfere na absorção do ferro que contém na comida.


Veja abaixo um guia rápido para entender o método BLW.



Então mamães, alguma de vocês já aplicou o método com os filhos? Qual foi o resultado?
Sem mais artigos
%d blogueiros gostam disto: