Olá queridas gestantes, hoje venho ajudá-las a arrumar a mala da maternidade, que sempre deixa as grávidas de “cabelo em pé” na dúvida do que realmente é necessário levar para a maternidade. As dicas que vou deixar aqui, foram testadas por mim, que quando fui ter a Júllia levei todos os itens descritos e usei exatamente todos!

As futuras mamães geralmente tem dúvida de quando deixar a mala pronta para ser levada para a maternidade, eu indico que a deixe pronta por volta das 30 semanas de gestação, pode parecer cedo, mas a gravidez é muito imprevisível, seu bebê pode querer vir antes, e é sempre bom evitar a correria e está fazendo tudo em cima da hora. É bom arrumá-la cedo também porque as vezes você pode querer acrescentar algo e tem tempo de rever tudo!

Uma forma que utilizei para organizar tudo foi cada item separados naqueles saquinhos que geralmente vendem em lojas de bebê, que são feitos especialmente para o momento da maternidade, eles são super úteis pois deixam as trocas do bebê já separados, evitando assim a bagunça e a confusão na hora de escolher qual peça usar. Quando arrumei a mala da maternidade deixei todas as roupas minhas e da Ju em uma bolsa maior e na menor coloquei apenas itens de higiene. Cada troca da Júllia eu separei em daqueles saquinhos com uma etiqueta identificando a ordem da troca, se é a primeira, segunda… e coloquei também o nome dela na etiqueta. Minhas roupas reparei em saquinhos também, só que sem identificação, separado apenas por tipo, coloquei calcinhas em um saquinho, sutiã em outro e a cinta em outro. Muitas grávidas perguntam qual a real utilidade disso, e eu repondo que, a utilidade é muito grande, facilita muito nossa vida naquela correria e tensão naquela rotina hospitalar, pois além de deixar todas as peças separadinhas e organizadas, facilita para que caso outra pessoa vá pegar para você a troca do bebê ela sabe qual você vai querer usar naquele momento, evitando confusões. Na outra bolsa menor coloquei nossos itens de higiene, os meus separados em uma necessaire flexível, e as da Jú deixei soltas mesmo, mas bem organizadas um item ao lado do outro.


Preparei uma lista para ajudar vocês em quais itens vocês precisar e a quantidade de cada um!




LEMBRETE: as mamães podem adicionar itens extra na mala, como a máquina fotográfica para registrar tudo nesse momento especial, e as lembrancinhas de maternidade caso tenha!


Mamãe:

3 sutiãs de amamentação com alças largas

6 calcinhas para pós-parto
2 camisolas ou pijama confortável – as camisolas prefira utilizar caso o fluxo do sangramento não esteja tão grande, pois pode sujá-las, aí prefira utilizar as que a maternidade disponibiliza e deixe as que levou para vestir na hora de receber visitas.

2 pares de sandálias – coloquei dois pares de sandália, pois um você utiliza quando for tomar banho e o outro deixa para receber as visitas.
1 toalha

Escova de dentes

Pente ou escova de cabelo

Shampoo
Condicionador
Sabonete líquido – prefira o sabonete líquido pois ele pode ser colocado em um recipiente menor para economizar espaço na mala e também é mais fácil para se banhar.

Creme dental

Absorvente de seios 

Absorvente pós-parto – os absorventes pós-parto deve ser dos maiores que tiver, pois o fluxo de sangue é muito grande após o nascimento do bebê, o que faz com que facilmente aconteça acidentes (facilmente pode vazar o sangue).


Bebê: 

5 trocas (Roupinha – Calça com Boddie de manda ou macacão + meia e luva + manta + fralda descartável) – as roupinhas do bebê você usa uma das duas opções que dei ou juntas, isso vai depender do clima onde você mora e a estação do ano em que o bebê vai nascer.

Saída da maternidade

2 mantas extra

2 cueiros para forrar o bercinho do bebê
1 toalha – a toalha dê preferência as mais delicadas e as que contém fralda em um dos lados dela, pois a pele do bebê é muito delicada.

Sabonete líquido glicerinado da cabeça aos pés – o sabonete líquido glicerinado é o mais recomendado para recém-nascidos por sua composição e por facilitar o banho, pois ele pode ser usado para lavar todo o corpo, desde a cabeça. Recomendo o da marca Granado, pois uma pequena quantidade faz espuma e o cheirinho é uma delicia.

Pomada para assadura

10 fraldas descartáveis – 5 dessas fraldas você já deixa separa em cada troca para facilitar na hora de trocar o bebê, e as outras cinco deixa para uma emergência ou troca extra, caso prefira pode acrescentar mais algumas.

Perfume

Álcool 70% – o álcool 70% é indicado e o ideal para higienização do umbigo do bebê, ele vai ajudar a sarar mais rápido o umbigo e fazer com que o coto caia mais rápido. É indicado fazer a higienização três vezes ao dia.

Algodão 

Cotonete – o cotonete você utilizará para umedecer um dos lados da haste com o álcool 70% para higienização do umbigo do bebê.

Lenço umedecido

Escova de cabelo


Então mamães, essas são minhas dicas, espero que sirva para vocês o tanto que serviu para mim e vamos as arrumações! 🙂


Sem mais artigos
%d blogueiros gostam disto: