Na gravidez, as gestantes amam comer, até porque o apetite fica pra lá de grande. A alimentação nesse período requer bastante cuidado, e observação em relação ao preparo dos alimentos.

Alguns alimentos podem ser bem nocivos a saúde da gestante e do bebê, por isso devem ser evitados para não correr risco de ter algumas doenças e induzir contrações uterinas!

Peixes crus

Você não está proibida de consumir os sushis e sashimis na gravidez! Mas está convidada a verificar a procedência desses alimentos e a confiança na higiene do local em que vai consumir, pois o risco de contaminação por peixes crus é ainda maior.

Carnes cruas, mal passadas ou defumadas

Nesta lista de carnes cruas, mal passadas ou defumadas, estão as carnes bovinas, de porcos, aves e caça. Deve-se ter cuidado, pois essas carnes podem ter a bactéria da salmonela ou até mesmo o parasita causador da toxoplasmose, que pode acarretar em um risco enorme para a saúde da gestante e do bebê.

Ovo cru

Risco de contaminação pela salmonela, alimentos que contém ovo cru devem ser cortados da alimentação, como maionese caseira e mousses.

Queijos e iogurtes caseiros e não pasteurizados

O risco de contaminação é maior quando consumimos queijos frescos e moles, principalmente os artesanais.

Leite não pasteurizado

Quando não pasteurizado, ou seja, aquecido em alta temperatura para matar as bactérias, deve-se ser evitado o consumo do leite de vaca sem ser bem fervido antes.

Frutas, verduras e legumes não lavados

Devem ser bem lavadas, principalmente em água corrente e sempre que possível deixa-las de molho com algumas gostas de vinagre, pois elas podem estar contaminadas pelo parasita da toxoplasmose.

Bebidas alcoólicas

Não estima-se uma quantidade segura de ingestão, então o consumo pode acarretar sérios problemas para o desenvolvimento fetal.

Portanto, durante a gravidez a ingestão de alimentos deve ser segura e orientada pelo médico. E sempre saber a procedência de higienização e de onde vem tudo que você consome, para eliminar as chances de contaminações ou problemas para a saúde do bebê.

Sem mais artigos
%d blogueiros gostam disto: