Muitos pais restringem os filhos de muitos alimentos achando que são proibidos ou que vão fazer mal a sua saúde, alguns logicamente é melhor manter longe da alimentação das crianças, mas o principal é variar os alimentos e tentar manter refeições equilibradas.

Hoje em dia vemos muitos problemas de crianças com doença de adultos, como a diabetes, hipertensão e colesterol, tudo isso é causada por falta de atividades físicas e uma alimentação adequada para a criança. Como falei aqui, a obesidade infantil vem crescendo a cada dia, tudo isso porque os pais estão deixando de lado alimentados que são adequados para as crianças, para dá como opção refeições mais fáceis de ser feitas e doces. Doces e comidas rápidas não são proibidas, porém não podem ocupar o lugar de uma refeição importante e indispensável para a criança, após uma refeição pode ser oferecido um doce, mas não sempre!

Ainda que os pais muitas vezes não concordem, os grandes responsáveis por esses problemas nos filhos, são eles mesmos. Nós cuidadores e responsáveis pelos filhos, temos de dá o exemplo e fazer o incentivo para práticas saudáveis. Se nos alimentamos mal, a criança irá querer fazer a mesma coisa, pois ela se espelha em nós, vão sempre questionar o porque de não poder fazer algo que os pais podem fazer.

Quando os pais passam a fazer as refeições com os filhos, como do mesmo alimento e ainda vai ao parque brincar ou faz alguma atividade física com os filhos, esse tipo de ato dá para a criança a confiança e o exemplo que ela estava precisando, isso faz com que ela se motive a fazer aquilo que é certo quando os pais falam ser certo.

Recentemente vi uma matéria na revista época que trazia uma imagem com o cardápio adequado para a alimentação dos pequenos e resolvi publicá-la aqui para ajudar as mamães na hora de elaborar as refeições dos pequenos.

Imagem retirada do site revista época


Visto que alimentação e prática de atividades físicas podem influenciar na saúde infantil, devemos sempre incentivar a prática saudável para garantir um melhor futuro das crianças, além de que, nossos filhos podem não apesentar nenhum problema agora, mas podem não ser um adulto saudável, Então só depende de nós incentivar nossos filhos.

Sem mais artigos
%d blogueiros gostam disto: