O brincar faz parte da vida de todo o ser humano, ele é peça fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. Desde seu nascimento, o bebê está em constante mudança, e as brincadeiras no decorrer de seu crescimento irá desenvolver suas habilidades cognitivas, social, biológica, motora e afetiva. Esse desenvolvimento é primordial para que a criança tenha uma vida saudável.

bebês brincando

Quando a criança é colocada em um meio social, e em contato com outras crianças, ela fica propicia a desenvolver-se melhor, isso ocorre pois ela em quando interage de forma intra e interpessoal, ela vai está aprendendo por meio de exemplos, de forma em que vai tentar imitar e fantasiar o que vê. A partir desse progresso seja ele verbal ou motor a criança passa pela fase lúdica do “faz de conta”.

Na infância a imaginação e tentativa de transformar seus pensamentos e realidade num jogo de faz de conta é bastante rica e faz com a criança consiga lhe dá positivamente com suas frustrações e seus medos.

As fantasias da crianças, refletindo no mundo real, geralmente é um olhar dela para que possa superar suas angústias de forma em que ela, vai imaginar um acontecimento como doença, morte, um afeto, o que contribui para sua autodefesa e auto afirmação! O crescimento é algo muito rápido e geralmente causa alguns conflitos consigo mesmo, inclusive na infância, o que leva a ver a importância das brincadeiras e jogos para as crianças, pois é através dessas brincadeiras que ela aprende e se desenvolve no decorrer de toda a sua infância.

Através das brincadeiras, a criança experimenta, descobre, inventa, adquire habilidades, além de estimular a criatividade, autoconfiança, curiosidade, autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração devido a situação de alguns jogos e brincadeiras, consequentemente gerando uma maturação de novos conhecimentos. Por isso muitas vezes é tão importante sua inclusão em seu meio de vivência, ter contato com outras crianças, ser estimuladas por diferentes brincadeiras, o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil quanto possamos imaginar.

crianças brincando

Quando a criança brinca, ela vai estar explorando o mundo, ligando ideais a situações, e aumentando assim seu grau de aprendizado, pois quanto mais a criança explora as coisas do mundo, mais ela é capaz de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões, ou seja, mais ela é capaz de pensar e compreender, assim contribuindo para seu desenvolvimento cognitivo.
Quando a família se empenha em estimular as crianças a brincar, deixando que ela possa ter autonomia em seus jogos, e não limitando-a, irá contribuir significativamente para que essa criança obtenha conhecimentos e construa sua identidade. 

Por isso, os pais são tão importantes na tarefa de ajudar no desenvolvimento de seus filhos, pois desde que nasce o bebê se torna muito dependente dos pais, e vai ficando mais independente na medida em que o tempo vai passando, e quando os pais se fazem presente nas brincadeiras, se empenham em passar da melhor forma informações, conhecimento, ajuda a essa crianças a lhe dar com seu crescimento e desenvolvimento acelerado, no futuro todo esse empenho e momentos será refletido de uma forma positiva, contribuindo com sua identidade e para que possa desempenhar a função que escolher na sociedade.

Portanto, a brincadeira se torna um meio valioso de aprendizado e desenvolvimento, onde através de estímulos, seja ele por meio de brinquedos educativos, coloridos, brincadeiras de faz de conta, a criança irá associar melhor os fatos que virão a acontecer e irão aprender a lhe dar com qualquer sentimento que venha sentir.
Sem mais artigos
%d blogueiros gostam disto: